sábado, 11 de abril de 2020

Preceitos do pablicismo - um guia de autoajuda - 02 Cristão

O pablicismo é, essencialmente, cristão. Crê no Christo, o Ser Superior que habita cada um de nós, e que Jesus de Nazaré expressou - dizem - com perfeição. Crê, já num crossover com o espiritismo, que "um dia todes nós seremos anjos", que somos deuses, que não somos deste mundo. Crê no amor incondicional, na empatia, no dar a outra face, no pacifismo, nas bem-aventuranças, no Pai que a tudo provê, no "sim sim, não não", em não fazer acepção de pessoas, no "ide e pregai" (eis este livro e boa parte do que já escrevi nesta vida), no orai e vigiai.
O pablicista - eu, no caso - quando se depara com algo que o desafia, que o tira do piloto automático, deve pensar: "O que Jesus faria?", e procurar seguir o mais de acordo com este pensamento.  Por isso os evangelhos, canônicos e apócrifos, são fonte de inspiração.
O cristianismo já não é mais só Jesus, e o pablicismo traz consigo outros "cristãos de renome" e o Espírito de todes aqueles que humildemente "apenas" cumpriram a sua missão.
Francisco de Assis, o santo é um deles, e talvez o mais proeminente, como manifestação "quase perfeita" do Christo. Meu Deus, que homem assombroso! O que ele fez, o que construiu e o caminho disso tudo... Não há como não se abismar com a história do jovem fidalgo que, após deparar-se com o pavor da guerra, toma rumo inesperado na vida , "larga tudo" para da mais profunda pobreza dar nascimento uma das seitas religiosas modernas que eu mais admiro. Santa Clara vem com ele, obviamente, assim como o amor por tudo o que vive, o reconhecimento do valor de cada ser, a extrema humildade, o extremo compartilhar, a alegria do (também) sofrer.
Outros cristãos que inspiram o pablicismo? (S/P)aulo de Tarso, o "muito desejado" que se fez pequeno, pregou aos 4 ventos e deu forte testemunho de amor à verdade. João Evangelista, o "filho de Maria", acho que o mais longevo dos apóstolos, o místico que recebeu o Apocalipse das alturas celestiais. E outros tantos que não me vêm à mente neste momento, por isso devo retomar este parágrafo posteriormente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário