segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A refundação da Aliança dos Povos da Floresta

Acompanhando Marina "Nina" Kahn, coordenadora do Subcomponente 2.3 do Programa ARPA (Participação comunitária), encontrei o Centro Yorenka Ãtame em festa: estava sendo realizada uma grande oficina para a elaboração do Plano de Manejo da RESEX Alto Juruá, com a participação de mais de 120 representantes de 80 comunidades da REAJ.
Foi muito bom rever velhos amigos da reserva, bem como conhecer uma nova geração de lideranças que está despontando...
Mas, o que mais me emocionou foi perceber a re-união de antigos aliados, que estiveram distantes por um bom tempo: extrativistas e indígenas compartilhando, novamente, um ideal. A primeira aliança foi realizada para proteger os territórios tradicionais de seringueiros e indígenas, sobretudo a criação das primeiras Reservas Extrativistas. Depois, cada um parece ter tomado caminhos distintos. Lembro de um encontro, acho que foi o 3º, em que os indígenas dispontavam muito adiante dos seringueiros nas suas proposições...
Pois bem: a REAJ passou um tempo nebuloso, que culminou com o seu presidentes preso por envolvimento com tráfico de dorgas. Triste episódio que muito ensinou aos Povos da Floresta.
Mas, rei morto, rei posto: a Associação Ashaninka, APIWTXA, juntamente com a Comissão Pró-Índio, muito colaboraram para a realização de uma nova assembléia para a ASAREAJ.
E os primeiros resultados dessa parceria estão sendo colhidos: os indíos Ashaninka estão ajudando os extrativistas a recomporem a sua vegetação, ocupada por pastagens e capoeiras cansadas da agricultura, através de Sistemas Agroflorestais, bem como outras iniciativas, como a criação de abelhas sem ferrão. Os próximos passos devem ser a cração de tracajás consorciados com peixes em açudes.
Tudo isso materializou-se do Astral no último dia 20, quando lideranças Ashaninka e da REAJ assinaram um Termo de Cooperação referente a estas iniciativas, junto aos representantes comunitários. Durante o encontro, foram apresentados vídeos dos Ashaninka, mostrando os rumos tomados pelos indígenas nesses últimos 10 anos, principalmente. As imagens, e a realidade de uma escola de saberes tradicionais coordenadas pelos Ashaninka fizeram os moradores da REAJ avaliarem seus rumos e propor novos direcionamentos, que devem transparecer nas regras a serem estabelecidas no Plano de Manejo.
VIVA O POVO SERINGUEIRO!!! VIVA O POVO INDÍGENA!!!
LONGA VIDA A ALIANÇA DOS POVOS DA FLORESTA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário