quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reportagem sobre o PNLP na RBS


Este vídeo faz parte de uma reportagem sobre o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, veiculada recentemente no Jornal Zero Hora dum domingo desses. Tem eu falando das consequências da indisponibilidade de recursos que o ICMBio passou no 2o semestre desse ano.

Nada contra a linha editorial da RBS, que gosta de pregar o "fim do mundo" e a "inoperância do governo". Sendo o "quinto poder" (muitas vezes querendo ser o primeiro), quer dizer o que - e como - as coisas devem ser feitas. A reportagem abusa do sensacionalismo das imagens fortes, em tons escuros. Só porque viram alguns barcos pescando próximo à praia, e encontraram 2 ou 3 carcaças de golfinho/toninha apodrecendo, falam de descaso e abandono do "santuário ameaçado"...
Não é bem assim. O fato é que, realmente, as questões oceânicas não estão presentes na nossa gestão, o que temos feito é tentar salvar os animais - pinguins, lobos, tartarugas e aves - que chegam até a praia, e o saldo tem sido muito positivo.
O fato é que conservação do meio ambiente não é prioridade pra nenhum governo, e também não é pra população em geral, inclusive aqui no RS. Não vi repercussão alguma da reportagem aqui na região, tava todo mundo mais preocupado com o Grenal (CHUPA, Grêmio \o/ :^D), a despedida do Olímpico, o show da Madonna e etc...
A RBS - apoiada pelo publicitário que aparentemente "denunciou" o "descaso" - bem que podia fazer uma campanha divulgando e valorizando  as UCs no Rio Grande do Sul, patrocinando uma limpeza da praia quando tiver a escolha da "Garota Verão", nos ajudar a produzir material informativo sobre o Parque, um milhão de coisas realmente úteis. Mas parece que não está na pauta da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário